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Da no ar da graça

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1. Espírito santo

pessoa. da Trindade.[2] O conceito cristão tende a enfatiz
o aspecto moral do Espírito Santo mais do que o judaísmo,
que o judaísmo, evidente no epíteto Espírito Santo que ap
eceu nos escritos religiosos judaicos apenas relativamente t
eceu nos escritos religiosos judaicos apenas relativamente t
de, mas era uma expressão comum no Novo Testamento cristão
Segundo o teólogo Rudolf Bultmann, há duas formas de pens
o Espírito Santo: "animista" e "dinamista". No pensamento
ssoal que como um demônio pode cair sobre um homem e apoder
-se dele, capacitando-o ou obrigando-o a realizar manifestaÃ
em e apoderar-se dele, capacitando-o ou obrigando-o a realiz
manifestações de poder" força que enche um homem como um
um homem como um fluido".[5] Ambos os tipos de pensamento ap
ecem nas escrituras judaicas e cristãs, mas o animista é m
aico, é primordialmente temporário com uma situação ou t
efa específica em mente, enquanto no conceito cristão o do
ntemente nas pessoas[7]. Na superfície, o Espírito Santo p
ece ter um equivalente nas religiões de mistério heleníst
istão do Espírito Santo não pode ser explicado apenas a p
tir de idéias judaicas sem referência às religiões helen
a Igreja foi o de "Espírito divino". Cleantes, desejando d
um significado mais explícito ao "fogo criativo" de Zenão
­cito ao "fogo criativo" de Zenão, foi o primeiro a encontr
o termo pneuma, ou "espírito", para descrevê-lo. Como o f
foi o primeiro a encontrar o termo pneuma, ou "espírito", p
a descrevê-lo. Como o fogo, esse "espírito" inteligente fo
do como uma substância tênue semelhante a uma corrente de
ou respiração, mas essencialmente possuindo a qualidade d
Deus, e no homem como a alma e o princípio vivificante. Cl
amente não é um longo passo disso para o "Espírito Santo"
ípio vivificante. Claramente não é um longo passo disso p
a o "Espírito Santo" da teologia cristã, o "Senhor e Doado
o intermediário entre Deus e o homem e ?o derramamento da
de Deus e os raios refulgentes que emanam de Sua ManifestaÃ